1. O Tema do dia Mundial da Saúde 2015 que ocorreu em 7 de abril foi “Alimentos seguros do campo a mesa”.
Fonte:http://www.paho.org
Foram abordadas questões sobre a segurança dos alimentos que estamos consumindo e o impactos de possíveis contaminações alimentares a saúde pública, além de tratar as formas de prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) ao longo da cadeia produtiva. Informações detalhadas sobre o Dia Mundial da Saúde 2015 podem ser encontradas no site: http://www.paho.org/world-health-day/?lang=es
2. Notícia- Embrapa firma parceria para avaliação de coleta do leite: O projeto busca avaliar a qualidade do leite que chega até a indústria e melhorias nas condições de transporte para garantir a segurança do alimento. Leia mais em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/7201224/embrapa-firma-parceria-para-avaliacao-de-coleta-do-leite
3. Notícia- Surto de intoxicação alimentar em Hospital: Contaminação de feijão tropeiro por Salmonella afeta mais de 70 funcionários em um Hospital de Minas Gerais. Leia mais em:
4. Notícia (Internacional): Surto de infecção por Salmonela nos EUA: Mais de 400 casos de infecção por salmonela foram notificados nos últimos dias nos Estados Unidos em um surto provocado por pepinos contaminados. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do governo americano, 31 dos 50 Estados do país já tiveram pacientes infectados. Autoridades sanitárias anunciaram o recolhimento de lotes do alimento.
6. Artigo Científico (ISO 22000): Santos, L. L.; Akutsu, R. C. C. A.; Botelho, R. B. A.; Zandonadi, R. P. Cumprimento das normas ISO 14001 e ISO 22000 por serviços de alimentação. Rev. Nutr. vol.25 no.3 Campinas May/June 2012.
Segundo Santos et al, em um estudo conduzido no Distrito Federal, somente 5 unidade produtoras de refeições à la carte de um total de 37 (amostra aleatória) possuíam como responsável técnico o profissional de Nutrição. Além disso, nenhuma das unidade atingiu mais de 50% dos requerimentos das ISO 14001 e 22000, o que representa o descaso de maneira generalizada por parte dos serviços de alimentação com as questões ambientais e o não cumprimento cumprimento da legislação vigente sobre a coleta seletiva de lixo. Leia mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário